
Álcool pode ser fator de proteção contra traumas cerebrais
Fonte: http://g1.globo.com
Do G1, com Reuters
Pesquisa aponta maior possibilidade de sobrevida em acidentados.
No entanto, álcool é responsável por 40% dos acidentes
de carro.
Pessoas que se acidentaram e sofreram traumas cerebrais têm maiores
chances de sobreviver se, na época do acidente, tivessem o hábito
de ingerir álcool! A conclusão (incomum) parece um contrassenso,
mas foi publicada por um grupo de pesquisadores na revista "Archives
of Surgery".
________________________________________
Álcool e direção é e sempre vai ser uma
má combinação e contribui com mais de 40% dos acidentes
de trânsito, enfatiza o autor do estudo, Ali Salim, médico
renomado centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles.
"Porém, dos pacientes com traumas cerebrais de moderados
a severos, que inicialmente sobreviveram, os que tinham álcool
em seus organismos parecem ter uma pequena vantagem em comparação
aos que não ingeriram nenhum tipo de bebida alcoólica",
diz Salim.
Entre as cerca de 38 mil pessoas analisadas pelo estudo, que sofreram
traumas cerebrais entre os anos de 2000 e 2005, 38% tinham álcool
em seus organismos quando chegaram ao hospital.
De acordo com o pesquisador, menos pessoas que ingeriram álcool
morreram em comparação com os que não beberam,
7,7% contra 9,7%.
Não se sabe ao certo como a substância pode ser um "protetor",
mas uma das teorias é que tenha ação anti-inflamatória
no organismo.
No entanto, alguns dados do estudo chamam a atenção:a
idade média dos pacientes que ingeriram álcool era menor
em relação aos que não ingeriram (37 anos contra
44 anos de idade) e eles passaram menos tempo internados com o auxílio
de ventilação mecânica, o que pode sugerir que eram
pacientes de menor gravidade.